Fortalecer e ampliar as políticas e estratégias do uso sustentável de energias renováveis, é o objetivo da Conferência Regional da América Latina e Caribe sobre Energias Renováveis, que teve início nesta quarta, em Brasília.
Especialistas e representantes dos governos dos países da região vão elaborar um documento oficial sobre o assunto que será apresentado no encontro internacional, a ser realizado em junho de 2004, em Bonn, na Alemanha.
Durante a conferência regional será discutida também a criação de um fundo de cooperação técnica e financeira entre os países da América Latina e Caribe e os industrializados.
Serão definidos também modelos de certificados verdes de energia e de créditos de carbono, nos termos do Protocolo de Kyoto, e de um fundo público e privado para financiamento de projetos.
De acordo com dados do Balanço Energético Nacional, feito em 2002, 41% da energia consumida no Brasil é de origem renovável. A intenção é conseguir ampliar o uso desse tipo de fonte de energia.
Nesta quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros de Minas Energia, Dilma Roussef, do Meio Ambiente, Marina Silva, e das Relações Exteriores, Celso Amorim, participam da Conferência, que está sendo realizada no Palácio do Itamaraty.
O evento está sendo organizado pelo governo brasileiro, por meio desses ministérios, com o apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e do governo da Alemanha.
Fonte: Agência Brasil