A Coca-Cola Brasil fechou na terça-feira, 20 de março, a compra da empresa Leão Junior S.A., companhia que produz o chá da marca Matte Leão. Com a aquisição, a Coca-Cola incorpora a sua linha mais 60 produtos, entre os quais o próprio Matte Leão.
Segundo informações divulgadas pela Coca-Cola, além das marcas, serão incorporadas as três unidades de produção da Leão Junior localizadas em Curitiba e Fernandes Pinheiro (PR) e no Rio de Janeiro.
No dia 7 de março, a Coca-Cola Brasil apresentou o contrato de compra e venda ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas só agora ocorreu a concretização do negócio com os antigos controladores.
Fundada em 1901, a Leão Junior tem sede em Curitiba e três fábricas com linhas seca (pós para chá) e de produtos prontos para consumo. Seu faturamento em 2006 aumentou 18,2% em comparação ao ano anterior, chegando a R$ 158,9 milhões, e seu volume de vendas subiu cerca de 29% no período.
A Coca-Cola Brasil decidiu pela manutenção da alta gerência da Leão Junior. Todos os fabricantes do Sistema Coca-Cola Brasil também deverão participar da Leão Junior.
"Com a aquisição da Leão Junior, aumentamos o portifólio de produtos de altíssima qualidade que disponibilizamos aos nossos consumidores... Além disto, essa aquisição possibilita sinergias com as atuais operações do Sistema Coca-Cola Brasil", afirma Brian Smith, presidente da Coca-Cola Brasil, segundo nota divulgada pela empresa.