Mundo

Cirurgia de lipoaspiração terá normas rígidas

14 jan 2004 às 14:22

A busca pelo corpo perfeito levou em 2003 cerca de 200 mil brasileiros para a mesa de cirurgia. Desse total, cerca de 80 mil pessoas se submeteram ao processo de lipoaspiração. A cada ano, a procura por esse tipo de cirurgia cresce 20%.

Acompanhando esse ritmo, o Conselho Federal de Medicina registrou um aumento significativo no número de denúncias de erros médicos. Em 2000, foram cinco denúncias, já em 2002 esse número passou para 38.


Preocupado com o crescimento das falhas médicas, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma resolução que estabelece medidas de segurança mais rígidas para as cirurgias de lipoaspiração.


A resolução especifica os cuidados com o local que deve ser realizada a cirurgia, cuidados com os pré-operatórios e com os pré-requisitos que o médico deve ter para realizar a lipoaspiração. Segundo a norma, o médico deve ter no mínimo dois anos de experiência em cirurgia geral e realizar um curso de especialização.

Em casos de denúncias ou dúvidas sobre os procedimentos clínicos, os pacientes devem procurar os Conselhos Regionais de Medicina.


Continue lendo