Mundo

Cientistas anunciam feijão que não provoca gases

26 abr 2006 às 18:45

O feijão é uma fonte rica em nutrientes e barata, especialmente em países em desenvolvimento, mas muita gente não consome por temer os efeitos colaterais anti-sociais.

Um grupo de cientistas venezuelano descobriu que um processo de fermentação do feijão com uma determinada bactéria pode diminuir a quantidade de componentes que causa os gases e também aumentar o valor nutritivo do alimento. A pesquisa foi publicada no Journal of the Science of Food and Agriculture. As informações são da BBC Brasil.


Os gases são provocados por uma bactéria que vive no intestino grosso, encarregada de digerir substâncias que não são processadas anteriormente, como as fibras. Feijões, como por exemplo o feijão preto, são consumidos amplamente nas Américas Central e do Sul, e apresentaram altos índices destes componentes nos testes realizados pelos cientistas.

Pesquisadores da Universidade Simon Bolívar, de Caracas, descobriram que a aceleração do processo de fermentação pela adição de um tipo particular de bactéria - Lactobacillus casei ou L casei - diminui a quantidade dos componentes responsáveis pelas flatulências.


Continue lendo