O presidente francês, Jacques Chirac, garantiu ao presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o apoio da França ao ''cumprimento de sua missão'', e o convidou para uma visita oficial a Paris ''quando for possível''.
Em uma mensagem enviada a Lula, divulgada ontem pela assessoria de imprensa do governo francês, Chirac defende ''um novo impulso à associação estratégica'' entre França e Brasil, que se insere em seu ''compromisso comum a favor de um mundo multipolar e de uma globalização com uma face humana''.
Chirac destacou que Brasil e França, ''na qualidade de países amazônicos (Guiana Francesa, norte da América do Sul), têm uma responsabilidade particular na proteção da floresta''. O presidente francês defende ''a criação de um grande parque natural na fronteira comum entre o Brasil e a Guiana''.
Entre as áreas que os dois países podem exercer uma cooperação, Chirac cita em primeiro lugar a globalização, levando em consideração que a França exercerá em 2003 a presidência do G8.