O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que se prepara para recomeçar mais uma etapa do tratamento de combate ao câncer. Sem detalhar quantas sessões de radioterapia serão feitas, Chávez disse apenas que quer "eliminar qualquer vestígio" da doença. No mês passado, ele fez a segunda cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica.
"[Vou recomeçar o tratamento médico para] eliminar qualquer vestígio ou ameaça que tenha permanecido no organismo, após a operação", disse Chávez, em entrevista concedida ontem (19). "[Mas] tenho de ir devagar. Nos próximos dias, vou começar uma nova fase de radiação", acrescentou ele.
Em campanha eleitoral para tentar a reeleição, Chávez disse que tem "muita fé em Deus e no processo de recuperação". O presidente encerrou a entrevista com a frase que virou marca pessoal: "Vamos viver e vencer".
Desde o ano passado, Chávez luta contra o câncer. Em meados de 2011, o venezuelano iniciou um tratamento que incluiu cirurgias e sessões de quimioterapia e radioterapia. O presidente emagreceu cerca de 10 quilos, perdeu o cabelo e reduziu a agenda de trabalho.