O Ministério da Educação começa a realizar o censo escolar a partir de 15 de julho. O objetivo é traçar um perfil da escola, pais e alunos e fazer um cálculo do dinheiro que será enviado para os estados, os municípios e as escolas.
O censo é um teste com 49 perguntas sobre alunos e professores e 87 questões sobre a escola. As respostas deverão ajudar a descobrir quem são os alunos das escolas públicas e particulares da educação básica, qual a formação dos professores desse ensino e se essas escolas tem computador, biblioteca ou quadra de esporte.
O censo escolar deste ano tem prazo de três meses para realizar o cadastro dos 55 milhões de alunos, das 2,5 milhões de funções docentes e das 240 mil escolas públicas e privadas da educação básica.
O projeto presença é composto por três etapas: cadastro, Sistema de Acompanhamento da Freqüência Escolar (Safe) e Censo em Tempo Real. A partir do cadastro de cada estudante, o MEC vai criar o Número de Identificação Social (NIS) que vai para os bancos de dados do Inep e dos estados. Com esse cadastro será possível integrar os programas da área social do governo federal.
Informações da ABr