Um novo telefone celular oferecido pela operadora japonesa NTT DoCoMo pode tocar para avisar mulheres que desejam ser mães de que chegou o momento em que alcançaram a parte mais fértil de seu ciclo reprodutivo mensal. A novidade foi noticiada pela Reuters, através do Terra.
Armazenando informações sobre as datas da menstruação, a usuária pode programar o telefone para alertá-la três dias antes da ovulação e novamente no próprio dia. A empresa adverte que os cálculos são baseados em uma média de ciclos.
O novo celular surge depois da queda histórica da taxa de fertilidade no Japão, para 1,25 em 2005, o que provocou temores de que a população japonesa possa diminuir. A taxa de fertilidade é o número médio de filhos que uma mulher tem durante sua vida.
O celular foi idéia da projetista Momoko Ikuta, que deu ao aparelho tons pastéis. O aparelho possui diversas outras funções projetadas para agradar as mulheres, como um banco de dados de receitas, e um botão na lateral que dispara uma "melodia de camuflagem", permitindo ao usuário evitar atenção indesejada fingindo que está recebendo um telefonema.