Mundo

Bush quer redução de 20% no consumo da gasolina

09 mar 2007 às 12:21

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano George W. Bush visitam as instalações do terminal da Transpetro, subsidiária da Petrobras em Guarulhos (SP). Vestidos de capacetes brancos de segurança da Petrobras, os chefes de Estado estavam acompanhados do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e da secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice. A comitiva de Bush, que saiu do Hotel Hilton, na marginal Pinheiros, chegou ao terminal às 10h25. Após a visita, os presidentes fizeram rápidos pronunciamentos aos convidados e à imprensa.

Em seu discurso, o presidente americano destacou a liderança brasileira na produção de etanol e acredita que o País continuará descobrindo novas tecnologias de combustível. Durante seu encontro com Lula na empresa Transpetro, em Guarulhos, o líder americano disse também que o Brasil e os Estados Unidos estão focados na gestão energética, tanto em questões econômicas quanto ambientais. Bush afirmou que a meta é a redução de 20% do consumo de gasolina em 10 anos nos Estados Unidos.


O encontro é acompanhado por empresários e políticos. Entre eles, o presidente da Associação Nacional dos Fabriantes de Veículos Automotores (Anfavea), Rogério Goldfarb, os executivos da GM, José Pinheiro Neto, e do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau, o presidente da Gradiente, Eugênio Staub, o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Carvalho, além do ex-governador Cláudio Lembo e do ex-ministro da Agricultura do governo Lula, Roberto Rodrigues. O local é sobrevoado por helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) e monitorado por soldados do Exército.


Na agenda de Bush está previsto um almoço com o presidente Lula no hotel onde está hospedado em uma visita ao projeto social "Meninos do Morumbi".


Conselho de Segurança


O dia para a comitiva americana em São Paulo começou com uma reunião a portas fechadas entre a secretária de Estado americana Condoleezza Rice e o ministro do Exterior Celso Amorim.


De acordo com o Itamaraty, os dois ministros assinaram um memorando de cooperação na áera de biocimbustíveis.


Amorim e Rice estiveram reunidos por cerca de 45 minutos e, além de biocombustíveis, conversaram sobre governança global, G8 e reforma do Conselho de Segurança da ONU.


A viagem de Bush à América Latina foi decidida a partir da percepção da Casa Branca de que era preciso se reaproximar da região, depois do foco total no Oriente Médio a partir de 2001.


Embora a Casa Branca não admita oficialmente, o "fantasma" do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, permeia a viagem do presidente americano.


A crescente influência do presidente venezuelano no continente preocupa Washington.


O Brasil é a primeira parada do roteiro de Bush, que inclui ainda Uruguai, Colômbia, Guatemala e México.

Com informações da BBC Brasil e da Agência Brasil


Continue lendo