Da plataforma de lançamento e aterrissagem do porta-aviões USS Abraham Lincoln, o presidente dos Estados Unido, George W. Bush, declarou, na quinta-feira, que o "Iraque está livre" e os combates em larga escala no país terminaram.
"Nessa batalha, lutamos pela liberdade e pela paz no mundo", disse Bush às tropas que estão no USS Abraham Lincoln, em um discurso transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão.
"Nossa nação e nossos aliados prevaleceram e estamos muito orgulhosos", continuou. "Agora, nossa coalizão está comprometida em restituir a segurança e reconstruir o Iraque".
Embora afirmando que o Iraque estava, enfim, livre, o presidente alertou para o fato de que a consolidação da paz no Iraque será demorada.
Bush também descreveu a guerra de seis semanas no Iraque como "uma vitória no combate ao terrorismo, que começou em 11 de setembro de 2001, quando os Estados Unidos foram atacados".
O USS Lincoln está a caminho da base naval em North Island, nas proximidades de San Diego, na Califórnia, após permanecer no mar por cerca de 10 meses, participando de operações no Afeganistão e no Iraque.