O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, escolheu o atual Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, como representante especial no Iraque, informou nesta sexta-feira a representação da organização no Brasil.
De acordo com a representação, falta apenas a entrega da carta de recomendação do secretário-geral ao Conselho de Segurança para que o nome do brasileiro seja oficializado.
Vieira de Mello será nomeado por um período de quatro meses e deverá acumular a nova função ao de Alto Comissário para os Direitos Humanos, cargo que ocupa há oito meses. Ele será auxiliado na pasta de Direitos Humanos pelo vice-alto Comissário, Bertrand Ramcharan.
Pela resolução 1483 aprovada nesta quinta-feira, o Conselho de Segurança suspendeu as sanções internacionais impostas há quase 13 anos ao Iraque e solicitou a Kofi Annan para nomear um representante especial da organização para o país do Golfo Pérsico. A resolução atribuiu igualmente às forças de ocupação norte-americanas e britânicas a tutela econômica e política do país.
Vieira de Mello teve um papel determinante no período pós-referendo no Timor-Leste. Segundo informações da Agência Lusa, o brasileiro deverá trabalhar com as forças ocupantes e com o povo iraquiano para facilitar um processo que conduza a um governo representativo internacionalmente reconhecido.