O governo quer resgatar o transporte ferroviário de passageiros. Para isso, pretende tornar menos burocrática a concessão de linhas turísticas ou de grande interesse econômico. O projeto faz parte do Programa Nacional de Revitalização das Ferrovias, lançado nesta quinta-feira pelo ministro Anderson Adauto (Transportes).
Entre as propostas, o ministro apontou a possibilidade de retomada de um antigo projeto de implantação de um trem-bala entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Segundo ele, o governo foi procurado por duas empresas de consultoria interessadas na construção da nova ferrovia.
O projeto prevê investimentos de US$ 10 bilhões e um custo aproximado de US$ 27 por passagem. A viagem, segundo o ministro, levaria cerca de uma hora e quinze minutos. Mas ainda são necessários estudos jurídicos, ambientais e avaliação de prazo de concessão para que a proposta avance.
Ele disse que o governo já sinalizou às empresas que tem interesse na ampliação do transporte de passageiros.
Os consultores consideram um potencial de 26 milhões de habitantes entre as duas principais capitais brasileiras para o desenvolvimento do projeto. A viabilização do trem-bala, ainda precisa ser discutida também pelos governos estaduais envolvidos e passar por um processo licitatório.