A partir de quinta-feira, representantes de vários países estarão em Brasília para definir a metodologia de realização de uma pesquisa mundial sobre as escolas que ofertam vagas de 4ª série do ensino fundamental.
A abertura da reunião será às 9h30, no auditório do Hotel Mercure, com a presença do ministro da Educação, Cristovam Buarque, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Luiz Araújo.
Iniciativa inédita, a pesquisa, que será realizada durante o ano de 2004, envolverá 47 países, com diferentes sistemas educacionais. O levantamento nas escolas será feito por amostragem, com aplicação de questionários a diretores, professores e gestores educacionais. O objetivo é verificar as condições dos estabelecimentos de ensino e a qualidade da educação.
O trabalho será coordenado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE). No Brasil, a atividade será de responsabilidade do Inep. A reunião, em Brasília, termina no próximo domingo.
Países participantes da pesquisa: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Dinamarca, Egito, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Jamaica, Japão, Jordânia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malásia, México, Noruega, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suécia, Suíça, Tailândia, Tunísia, Uruguai e Zimbábue.