O Brasil está adotando medidas de alerta para combater surtos da Síndrome Respiratória Aguda Grave, que também tem sido chamada de penumonia asiática.
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o ministro da Saúde, Humberto Costa, disse que todo o sistema de saúde está sendo alertado quanto aos procedimentos que devem ser adotados.
A saúde está de olho em pessoas que vieram do Canadá, China, Cingapura e Vietnã, locais onde a transmissão da doença está ocorrendo dentro do próprio território, tenham tido contato íntimo com alguém que foi contaminado com a doença e apresentem os seguintes sintomas: febre acima de 38 graus, tosse seca, dificuldade de respirar e fadiga.
Os aeroportos também estão sendo orientados para notificar imediatamente as autoridades da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se for detectado algum caso suspeito.
"Se as pessoas estiverem alertas para o fato de que, apresentando esses sintomas, tendo estado nesses lugares e contato íntimo com a doença, precisam procurar o sistema de saúde", disse o ministro.
Segundo ele, se isso for feito, não haverá epidemia no Brasil. Humberto Costa recomendou que as pessoas que se dirigem a Hong Kong e à província de Guangdog, na China, adiem a viagem, devido à intensidade com que a doença está se propagando nessas regiões.
Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que, até hoje, foram identificados 1.804 casos, com 62 óbitos em 15 países.