Mundo

Benefício será depositado em conta corrente

23 jun 2003 às 19:37

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se prepara para acabar com o pagamento de benefícios para aposentados e pensionistas feito diretamente na boca do caixa dos bancos.

Portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira determina que os benefícios a partir de R$ 720 concedidos a partir de 1º de julho serão pagos exclusivamente por meio de depósito em conta corrente. Ficarão de fora os beneficiários do auxílio-doença.


A portaria também atinge 1,5 milhão do total de 21,4 milhões de aposentados e pensionistas do INSS. São os segurados que tiveram seus benefícios concedidos até 30 de junho - iguais ou superiores a R$ 720 - que terão 180 dias para se enquadrar na nova regra.


Segundo a Previdência, esses pensionistas e aposentados recebem seus benefícios hoje por meio do cartão individual, que permite o saque nos terminais, caixas de atendimento e outros meios.


A partir de 1º de janeiro de 2004, essas pessoas só poderão receber seus benefícios por meio de depósito em conta corrente.

Do total de segurados do INSS, 80,36% (17,2 milhões) recebem o benefício por meio do cartão magnético pessoal. Segundo a Previdência, 3,9 milhões já recebem o benefício por meio de depósito em conta corrente.


Continue lendo