Mundo

Bancos de sangue são obrigados a fazer exame de hepatite C

15 dez 2002 às 20:19

A partir de 1º fevereiro de 2003, os bancos de sangue dos hospitais privados e da rede pública do País serão obrigados a realizar o novo exame contra a hepatite C, o NAT (teste de amplificação e detecção de ácidos nucléicos). O exame detecta mais rápido o vírus que causa a hepatite. Hoje esta identificação demora 80 dias.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de dois bilhões de pessoas já tiveram contado com o vírus da hepatite B. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos 70% da população já teve contato com o vírus da hepatite A e 15% com o vírus da hepatite B. Isso significa que devem existir cerca de dois milhões de portadores crônicos de hepatite B e três milhões de portadores da hepatite C, que é considerada o tipo mais grave.

Para ajudar a diagnosticar a doença também serão distribuídos 260 mil exemplares da cartilha "Hepatites Virais: o Brasil" para secretarias estaduais e municipais de Saúde e médicos. A publicação é um manual técnico direcionado para os profissionais de saúde, que trata da nova estrutura de atendimento das hepatites virais no Sistema Único de Saúde (SUS), além de atualizar os avanços no diagnóstico e tratamento das hepatites virais.


Continue lendo