Mundo

Avião com mais de 100 pessoas cai na Nigéria

29 out 2006 às 14:30

Ao menos seis pessoas sobreviveram à queda de um avião que viajava com 104 passageiros e tripulantes neste domingo (29). O Boeing 737 da companhia nigeriana Aviation Development Company (ADC) - muito popular em no setor de vôos domésticos - caiu pouco depois de levantar vôo do aeroporto internacional da cidade de Abuja, capital da Nigéria.

De acordo com notícia da Folha Online, o Departamento de Aviação da Nigéria confirmou que seis pessoas foram encontradas com vida e disse que dezenas morreram, sem dar mais detalhes. O Avião saía de Abuja em direção a Sokoto, no norte do país.


Autoridades ainda não sabem a causa do acidente. Chovia muito na hora em que o avião decolou, por volta das 10h29 (6h29 de Brasília).


Confirmado entre os mortos está o sultão de Sokoto, Muhammadu Maccido, importante líder espiritual que é chefe do Conselho Supremo Nacional para Assuntos Islâmicos na Nigéria - o conselho decide, entre outras coisas, quando os muçulmanos iniciam e terminam jejuns e discute a situação da opressão contra sunitas.


O senador e filho do sultão, Muhammed Maccido, também estava no avião, além de Abdulrahman Shehu Shagari, filho do ex-presidente da Nigéria, Shehu Shagari (1979-1983). Suas mortes ainda não foram confirmadas oficialmente.


Quase metade da população nigeriana [130 milhões, aproximadamente] é muçulmana. O país é o mais populoso da África e o principal exportador de petróleo do continente.


Destroços do avião, pedaços de corpos e pertences das pessoas que estavam a bordo estão espalhados na área do acidente. O avião caiu nas proximidades de um campo de futebol, que fica a cerca de três quilômetros do final da pista de decolagem do aeroporto.


Fumaça podia ser vista saindo da fuselagem deformada enquanto equipes de socorro amontoavam cerca de 50 corpos queimados. A parte traseira do avião ficou pendurada em uma árvore, de acordo com relatos de repórteres e testemunhas no local.


De acordo com Ibrahim Farinloye, porta-voz do Serviço Nacional de Emergências da Nigéria, as seis pessoas encontradas com vida foram levadas a hospitais. Não há informação sobre o estado de saúde dos sobreviventes.

No ano passado, mais de 200 pessoas morreram na Nigéria em vários acidentes aéreos registrados no país, o que obrigou às autoridades a reforçar as medidas de segurança.


Continue lendo