Mundo

Avião com 46 pessoas cai em cordilheira venezuelana

22 fev 2008 às 12:20

Um avião com 46 pessoas que desapareceu pouco depois de ter decolado de um aeroporto na Venezuela foi localizado nesta sexta-feira (22) por grupos de resgate.

Um helicóptero que colaborava nos trabalhos de resgate localizou a aeronave na cordilheira Los Conejos, localizado no estado de Mérida, a 680 quilômetros da capital do país, Caracas.


O coordenador do grupo de resgate, Ivan Altupe, disse à BBC Brasil, por telefone, que o helicóptero não pode descer até o local onde está o avião por se tratar de uma região de cordilheiras.


"É uma região altamente montanhosa, que está acima dos 4 mil metros de altura. É uma parede gigantesca", disse.


"Estamos regressando ao aeroporto de Mérida para trazer os homens do corpo de resgate para que possam descer no local do acidente", disse Altupe.


O vôo 518 da empresa Santa Bárbara Airlines decolou às 16h59 no horário local (18h29 de Brasília) com destino ao aeroporto de Maiquetia, em Caracas.


Logo após a decolagem do aeroporto da cidade de Mérida a aeronave perdeu contato com as torres de controle. A viagem deveria durar uma hora e vinte minutos e tinha como destino o aeroporto de Maiquetia, em Caracas.


As causas do acidente ainda são desconhecidas.


Buscas


As autoridades venezuelanas retomaram na manhã desta sexta-feira o trabalho de buscas da aeronave.


A região em que caiu a aeronave é uma zona de cordilheiras, fria e com muita neblina, fatores que dificultaram as buscas durante a madrugada, informaram as autoridades locais.


"As buscas que realizamos durante a noite e a madrugada de hoje não foram efetivas (…) nas áreas em que pensávamos em que poderia estar a aeronave", disse Antonio Rivero, chefe de Proteção Civil ao canal de televisão estatal.


Durante a noite da quinta-feira, moradores da região andina venezuelana afirmaram ter escutado uma explosão, fato que poderia indicar que o avião teria caído na zona das cordilheiras de Mérida.


O governador do Estado de Mérida, Florencio Porras, disse que a possibilidade de encontrar algum passageiro com vida é remota, mas ainda não foi descartada pelas autoridades locais.


"Pedimos aos familiares paciência e muita calma e se Deus quiser, conseguiremos encontrar algum sobrevivente desta terrível tragédia", disse Porras.


Familiares dos passageiros se deslocaram ainda na noite da quinta-feira aos aeroportos de Mérida e Caracas, onde aguardam novas informações sobre o processo de busca da aeronave.


Este é o segundo acidente aéreo ocorrido na Venezuela no período de um mês.


Em janeiro, uma aeronave da empresa turística Transaven caiu no mar quando deixava o arquipélago de Los Roques, no Caribe venezuelano, matando 14 pessoas.

BBC Brasil


Continue lendo