Mundo

Ataque suicida em estação na Rússia deixa 13 mortos

29 dez 2013 às 10:15

Pelo menos 13 pessoas foram mortas, neste domingo, 29, em um ataque suicida a uma estação de trem, em Volgogrado, no sudeste da Rússia. Este é o segundo atentado na região nos últimos três dias, o que tem causado apreensão diante da proximidade das olimpíadas que acontecem no final de fevereiro no resort de Sochi, no Mar Negro.

De acordo com o Comitê Nacional Antiterrorista, uma mulher suicida é suspeita de ter causado a explosão. Ela teria detonado os explosivos em frente ao detector de metais na entrada principal da estação central da cidade. Vladimir Markin, porta-voz do Comitê de Investigação, afirmou que o número de mortos chegava a 13. O departamento de saúde de Volgogrado afirmou que ao menos 50 pessoas estão feridas.


TENSÃO. Na última sexta-feira, a explosão de um carro bomba deixou três mortos na cidade de Pyatigorsk, a 270 km à leste de Sochi. No dia 21 de outubro, sete pessoas morreram durante um ataque de uma mulher suicida em Volgogrado.

A cidade de 1 milhão de habitantes fica a cerca de 690 km a nordeste de Sochi, onde os Jogos Olímpicos de Inverno começarão em 7 de fevereiro. A localidade fica perto do Cáucaso Norte, uma faixa povoada por províncias muçulmanas afetadas por violência diária e uma antiga insurgência islamita. O líder insurgente Doku Umarov, um militante checheno, pediu a rebeldes em um vídeo publicado na Internet em julho a usar "força máxima" para impedir que Putin apresente-se nas Olimpíadas. Fonte: Reuters e Dow Jones Newswire.


Continue lendo