Mundo

Aquecimento global antecipa a primavera no Ártico

19 jun 2007 às 16:13

Plantas e animais do norte da Groenlândia adaptaram seus ciclos vitais com a chegada da primavera ártica várias semanas antes do que dez anos atrás, alerta um estudo publicado nesta segunda-feira (18).

Nesta pesquisa, que destacou o impacto do aquecimento climático na região polar ártica, os cientistas descobriram que plantas, insetos e aves nativas da região tiveram - em apenas 10 anos - importantes ajustes em seus ciclos sazonais para se adaptarem ao degelo antecipado da região.


Em alguns casos, os botões florescem e as aves rompem os ovos 30 dias antes do que faziam em meados dos anos 1990, em resposta ao brusco aumento das temperaturas.


"Nosso estudo confirma o que muita gente pensava: que as estações estão mudando e que não se trata apenas de um ou dois anos quentes, mas de uma forte tendência que se manifesta ao longo de uma década", disse Toke Hoye, cientista do Instituto Nacional de Pesquisa Ambiental da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.


Esta mudança deveria servir de advertência para o resto do planeta sobre a escala e o ritmo da mudança climática, disseram os pesquisadores.

O estudo foi publicado na revista Current Biology de 19 de junho e se baseia numa análise de 10 anos feita com seis espécies de plantas, 12 de insetos e 3 de aves, numa área de 19 quilômetros quadrados, perto de Zackenberg.


Continue lendo