Cerca de 4,5 mil alunos atendidos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) terão direito a uma bolsa de R$ 300, para permanecer na faculdade. São os estudantes de cursos com período integral, que dedicam todo o dia às atividades acadêmicas e não podem trabalhar. As normas da chamada Bolsa Permanência foram publicadas no Diário Oficial da União no dia 24 de fevereiro.
O objetivo da iniciativa é atender os estudantes com dificuldades de permanecer na faculdade por conta dos gastos com o curso.
De acordo com o secretário executivo do Ministério da Educação, Jairo Jorge, mesmo com o ProUni muitos estudantes têm dificuldades por ter de arcar com transporte, material didático e alimentação. Ele lembrou que a bolsa foi criada para atender esses estudantes e ajudá-los a concluir o curso superior.
O benefício se destina exclusivamente a estudantes dos cursos de agronomia, ciência da computação, enfermagem, engenharias, farmácia, fisioterapia, informática, medicina, odontologia e veterinária. Serão selecionados apenas os estudantes desses cursos que têm bolsa integral e uma renda média familiar de até R$ 450.
A seleção dos bolsistas será feita a cada semestre e o dinheiro começa a ser repassado aos alunos neste ano. Quem quiser saber mais informações pode ligar, de graça, para o telefone 0800 616161ou acessar o endereço eletrônico do programa na internet
Criado pelo Governo Federal em 2004, e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o programa tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa.
Informações da ABR