A rede Al Qaeda, de Ossama bin Laden, treina seus membros com métodos de guerrilha urbana, segundo novas imagens dos vídeos encontrados no Afeganistão e exibidos pela CNN.
Estas passagens, difundidas ontem e que fazem parte de um conjunto de 64 fitas adquiridas pela emissora, mostram combatentes que tomam de assalto prédios, pulam de motos em movimento e neutralizam comboios de veículos.
As gravações detalham igualmente a operação com mísseis terra-ar, cuja potência é suficiente para alcançar aviões comerciais.
Entre os treinamentos, figuram simulações de ataques a mão armada, sequestros e assassinatos. Os militantes são vistos usando fuzis de assalto, lança-foguetes antitanques de fabricação russa e explosivos capazes de destruir prédios e pontes.
Indagado pela CNN, o especialista Rohan Gunaratna explicou que a ''Al Qaeda desenvolveu uma série de exercícios de treinamento para seus membros no Afeganistão, a fim de enviá-los ao Ocidente e cometer atentados terroristas (...) no meio urbano''. ''São capazes de operar nas cidades'', insistiu o especialista, autor do livro ''Inside Al Qaeda''.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quinta-feira.