Uma pesquisa mostra que alguns temas defendidos pelas organizações sociais não encontram consenso no Fórum Social Mundial. Realizado todos os anos desde 2001, o maior encontro da sociedade civil tem por objetivo construir consensos entre movimentos sociais. A pesquisa realizada na última edição do Fórum, em Venezuela e Mali, mostra alguns opiniões divididas.
Mais de 75% dos participantes do último Fórum, no Mali, são contra a união civil de homossexuais. Mais de 60% dos participantes também rejeitam a legalização do aborto.
Na Venezuela, mais da metade dos participantes era favorável à legalização do aborto. E quase 60% eram a favor da união civil de homossexuais. As duas propostas são algumas das bandeiras de grupos de defesa dos direitos das mulheres e gays que participam do Fórum.
Outro tema que divide opiniões, segundo a pesquisa é a legislação ambiental. Um em cada três participantes do Fórum na África consideram que deveriam ser menos rigorosas as exigências ambientais para empresas. No Fórum da Venezuela, apenas 6% tem a mesma opinião.
A pesquisa de opinião encomendada pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) ouviu 4.800 participantes do Fórum de 2006, em Venezuela e Mali. Naquele ano, o encontro aconteceu em três países diferentes. Este ano, o encontro acontece a partir do próximo dia 20, apenas em Nairóbi, capital queniana, na África. (ABr)