Mercado Financeiro

Efeito Dominó

11 jul 2002 às 09:00

A Securities and Exchange Comission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários americana, que regulamenta o mercado acionário nos Estados Unidos) está investigando a farmacêutica americana Bristol-Myers Squibb por inflar suas vendas em US$ 1 bilhão no ano passado, de acordo com informações publicadas pelo 'Financial Times'.

Executivos da Bristol-Myers reuniram-se com funcionários da SEC para esclarecer vendas para distribuidores de medicamentos que ampliaram seus estoques, segundo o jornal britânico. O artigo, no entanto, acrescenta que não há como sugerir, por enquanto que a empresa agiu impropriamente ou que tenha havido uma tentativa deliberada de inflar as estatísticas de vendas.

Indústrias farmacêuticas, por vezes, aumentam a demanda de seus produtos ao anunciar futuros reajustes. Os distribuidores, por sua vez, aumentam seus estoques para evitar a alta nos preços. A prática aumenta os lucros do setor no curto prazo, mas pode geral um superabastecimento.

Em abril, a empresa admitiu que os estoques de distribuidores estavam fora de controle. Segundo analistas consultados pelo jornal, as vendas para o período de 12 meses encerrado em abril deverão ser reduzidas em US$ 1 bilhão para que se consiga equilibrar a relação entre estoques e produção. As informações são do CNNMoney.


Continue lendo