Mercado Financeiro

Abertura do Mercado Financeiro me 26.11.03.

26 nov 2003 às 09:12
Os investidores se concentram hoje nos indicadores mais próximos da economia real que estarão sendo divulgados ao longo do dia, entre eles o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. Esses resultados que serão acompanhados ao longo do dia podem sinalizar os próximos passos da política monetária. Alguns economistas dizem que, a partir de agora, a resposta de variáveis, como produção, emprego e vendas, deve pautar o grau de flexibilização dos juros. Porém a Ata do Copom que será divulgada apenas amanhã é que poderá confirmar esta expectativa. Mercado financeiro hoje tende a ser "morno" na Bovespa com certa oscilação durante o dia podendo encerrar em posição de queda sazonal a tarde, o feriado de ação de graças nos EUA amanhã podem desistimular novas compras hoje e o medo de atentados terroristas podem forçar saidas estratégicas de alguns papéis que estejam com uma boa valorização acumulada, forçando uma realização de ganhos dos mais precavidos, já para o câmbio tende a se manter nos mesmos níveis podendo ter uma leve alta sustentada pelas compras do tesouro via BB, já o mercado de juros sinaliza queda.
Ásia
A Bolsa de Tóquio fechou em alta atingindo mais de 10 mil pontos. Os investidores reagiram bem ao crescimento de 8,2% do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos no terceiro trimestre. Essa foi a segunda prévia do PIB. A primeira estimava uma alta de 7,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. A Bolsa de Tóquio encerrou o dia em alta de 1,85% a 10.144,83 pontos. Foi a primeira vez desde 14 de novembro deste ano que o índice superou os 10 mil pontos. Com o avanço da economia norte-americana, os japoneses esperam elevar as exportações para o país. As ações da Toyota, maior montadora japonesa, subiram 2,23%. Os papéis da Honda também avançaram 2,13%. As fabricantes de eletroeletrônicos também foram favorecidas. Papéis da Sony e da Fujitsu fecharam em alta de 1,08% e 2,04%, respectivamente. O mesmo movimento foi registrado em Hong Kong, que também reagiu bem ao crescimento do PIB dos EUA. O índice Hang Seng, da Bolsa de Hong teve alta de 0,65% a 12.086,67 pontos. Em Cingapura, o pregão também fechou em alta de 1,29%. Na Coréia do Sul, o índice local subiu 1,89%.
Europa
As bolsas européias abriam hoje com tendência de alta. A Bolsa de Londres abriu com alta de 0,07%, com o índice geral FTSE-100 avançando 3,1 pontos e situando-se em 4.391,8 pontos. Em Zurique, o Swiss Market Index ganhou 8,1 pontos (+0,15%), ficando em 5.317,2 pontos logo apóas as primeiras operações. A Bolsa de Milão começou a jornada de hoje com leves altas de preços, com o índice Mibtel somando 19.995 pontos, uma alta de 0,08%. Na bolsa de Frankfurt, o índice DAX subiu 7,76 pontos após a abertura do pr÷egão (+0,19%), ficando em 3.740,42 pontos.

Continue lendo