Mercado Financeiro

Abertura do Mercado Financeiro

26 ago 2004 às 08:56

A ata do Comitê de Política Monetária (Copom), dado mais esperado da semana, será divulgada logo mais e deve movimentar o mercado financeiro local. A grande maioria dos analistas não esperam grandes mudanças no conteúdo da ata, além da preocupação com a inflação e alta do petróleo. Hoje o Tesouro Nacional também anuncia o resultado de julho das contas do Governo Central. Em junho, o superávit primário foi de R$ 5,5 bilhões, chegando a R$ 34,2 bilhões no primeiro semestre. Dentre outros indicadores, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou o resultado do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na terceira quadrissemana de agosto. A inflação no município de São Paulo subiu 1,03% na terceira medição do mês. A prévia anterior mostrava alta de 0,81%. O dia deve ser de observação e de algumas apostas.

Destaque:


A Petrobras iniciou negociações para comprar a rede de 360 postos de combustíveis da Shell no Chile. A informação foi dada pelo gerente de desenvolvimento de negócios da estatal a um jornal estrangeiro.


Mercado Externo


O andamento das ações de tecnologia, de fabricantes de veículos e de bancos influenciaram as negociações desta quinta-feira na Ásia. Outro fator observado nesta jornada foi o abrandamento no preço do petróleo. Em Tóquio, o Nikkei 225 caiu 0,01%, para 11129,33 pontos. O Hang Seng, de Hong Kong, cedeu 0,07%, chegando aos 12784,39 pontos. O Kospi, de Seul, no entanto, encerrou com incremento de 0,78%, aos 810,21 pontos. O dólar foi comercializado a 110,11 ienes no fim desta sessão, comparável aos 110,13 ienes apurados na véspera em Nova York.


Os preços do petróleo em Nova York caíram nesta quinta-feira abaixo de 43 dólares pela primeira vez em três semanas, em meio a uma realização de lucros após os recordes de alta da semana passada. Às 8h03 (horário de Brasília), eles eram negociados a 42,86 dólares, em queda de 0,61 dólar. Em Londres, os contratos tipo Brent recuaram abaixo de 40 dólares, também pela primeira vez em três semanas, operando a 39,91 dólares.

Hoje Nos Estados Unidos sairá um novo relatório com os números de pedidos iniciais de seguro desemprego, contabilizados a partir do dia 21 de agosto.


Continue lendo