Mercado Financeiro

Abertura do Mercado Financeiro

09 mar 2004 às 09:05

Indicadores de inflação recentes mostram que a tendência dos preços é de queda e que a ameaça de fortes reajustes tão temida pelo Banco Central não está ocorrendo por enquanto. Por isso, os juros no mercado futuro despencaram nos últimos dias. A maioria dos analistas não esperam queda dos juros na próxima reunião do Copom e sim a adoção de um viés. Pois a prudência levaria o BC a primeiro analizar os números inflacionários referente a março divulgados na primeira semana de Abril aí sim poderia haver um corte de juros extra-copom.
A bolsa de valores está no limiar da resistência, os 23.000 pts a ausência de notícias serve como combustível para que a recuperação dos preços, observada já na semana passada, possa avançar nesta, porém para o dia de hoje o mercado pode ficar meio de lado e mais atrelado ao cenário externo.
A formação do dólar médio para a liquidação financeira dos US$ 850 milhões, em dívida cambial, que vence amanhã, pode pressionar as cotações do dólar no dia de hoje.
Mercado Externo

Os mercados de valores asiáticos fecharam sem tendência comum nesta terça-feira, com algumas praças abatidas pela fraqueza de Wall Street e motivos locais e outras animadas por boas perspectivas econômicas e corporativas. Em TÓQUIO, o índice Nikkei subiu 0,25 por cento, para 11.532 pontos. Em HONG KONG, o índice Hang Seng caiu 1,3 por cento, para 13.397 pontos, cauteloso antes da divulgação, na quarta-feira, do orçamento anual do governo. Na CORÉIA DO SUL, o índice da bolsa local desvalorizou-se 0,95 por cento, aos 891 pontos. Na INDONÉSIA, o índice da bolsa de Jacarta baixou 0,23 por cento, aos 771 pontos, com os investidores de fora, à espera do início da campanha, nesta semana, para as eleições parlamentares do país em abril. Em TAIWAN, o índice Taiwan Weighted valorizou-se 1,05 por cento, aos 6.973 pontos, com a alta dos papéis de financeiras, ante perspectivas de bons lucros do setor este ano. Na TAILÂNDIA, o índice Thailand Set acelerou 0,88 por cento, para 710 pontos, devido a uma compra de barganhas.
Na europa movimento de queda nesta manhã, a bolsa de Paris cai 0,52 %, milão queda de 0,33% e Frankifurt desvaloriza 0,13% .
Há pouco, o barril de petróleo do tipo Brent para entrega em abril operava com ganho de 0,55%, vendido a US$ 32,95 na Bolsa Internacional de Petróleo de Londres (IPE, na sigla em inglês).


Continue lendo