Londrina

Violência: escolas recebem grades e alarmes

22 out 2002 às 10:21

Escolas arrombadas e objetos furtados vem trasformando os locais do ensino público de Londrina em vistosos ''cadeiões''. Mas ao contrário do que ocorre no sistema penitenciário, o objetivo não é prender o aluno, e sim evitar a entrada dos arrombadores. O roubo de eletroeletrônicos e mesmo de merenda escolar fez com que a administração municipal acabasse investindo R$ 226 mil na instalação de alarmes em 113 unidades de serviço. Dessas, 87 são de ensino.

A implantação dos sistemas começou há um mês. A primeira construção a receber o alarme, há duas semanas, foi o Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic) José Joffily, no Jardim Santiago (zona oeste). O complexo, que abriga 1,1 mil alunos em três turnos de atividades, foi invadido duas vezes em setembro.


Além do alarme, o lugar também ganhou mais grades. As janelas do refeitório invadido foram todas protegidas. Mas a ''jaula'' onde permanecia a TV que distraia a garotada durante a merenda teve seu cadeado destruído sem maiores problemas. O aparelho que substituiu o roubado é retirado do suporte quando não está sendo utilizado, medida adotada pela direção após o último ataque.

Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta terça-feira.


Continue lendo