Londrina

Viaduto da PUC em Londrina: DER-PR homologa resultado final da licitação

28 jul 2023 às 12:26

Foi publicada a homologação do resultado final da licitação para executar o novo viaduto na BR-369, em Londrina, conhecido como viaduto da PUC (Pontifícia Universidade Católica).  


Segundo o DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), autarquia da Seil (secretaria de Infraestrutura e Logística), estão em andamento os trâmites internos para a assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço, que devem ocorrer nos próximos dias, estabelecendo o início do prazo contratual.


O consórcio 369 Londrina, composto pelas empresas Contersolo Construtora de Obras Ltda., Dreno Construções Ltda. e LL Zocco Projetos SS Ltda, vai ser o novo executor do Viaduto da PUC, pelo preço negociado de R$ 31.069.120,00.


Como o consórcio anterior elaborou estudos, projeto básico e projeto executivo de engenharia antes da rescisão contratual, tais serviços foram retirados do contrato novo, o que reduziu o valor em R$ 530.880,00. O Consórcio 369 Londrina vai ser responsável pela revisão destes documentos, que serão entregues pelo DER-PR depois da contratação.


O prazo contratual será de 450 dias, com 360 dias para execução da obra em si, e 90 dias se houver necessidade de alterações ou complementações aos estudos e projetos da obra. O Viaduto da PUC foi licitado na modalidade RDCi (Regime Diferenciado de Contratação Integrada), que prevê a elaboração de projetos e execução da obra em um mesmo contrato.


A expectativa do DER/PR é que os serviços inicias da obra iniciem ainda neste semestre.


VIADUTO

A obra prevê uma ligação por interseção em desnível entre a Avenida Jockey Clube (acesso à PUC), Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e a Rua das Indústrias, sem interferir no tráfego de veículos da BR-369.


Será elevada a rodovia federal e executada passagem inferior com duas pistas duplas ligadas a duas rotatórias, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância.


As pistas novas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. As alças contarão com 6,5 metros de largura, sendo 5,6 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado. Também serão executadas novas calçadas em concreto.


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