Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Vereadores aprovam lei que proíbe excesso de combustível no tanque

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
02 jul 2015 às 20:09

Compartilhar notícia

- Marcos Santos/USP Imagens
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Projeto aprovado na sessão desta quinta-feira (2) da Câmara de Vereadores de Londrina pretende acabar com uma prática comum nos postos de combustíveis, mais prejudicial do que parece à primeira vista: abastecer o veículo "até a boca", mesmo após o travamento automático da bomba. Os parlamentares aprovaram a redação final do projeto de lei 36/2015 de autoria do vereador Gustavo Richa (PHS), que obriga motoristas e frentistas a obedecerem os limites de segurança recomendados pelos fabricantes de automóveis. Se sancionada, a lei dará aos proprietários de postos 60 dias para se adequarem à nova regra.

O vereador Gustavo Richa lembra que a proibição de encher o tanque mais que o recomendado é uma das medidas que contribuem para minimizar a inalação de benzeno pelos frentistas e consumidores. A substância é cancerígena e está presente na gasolina. "Este projeto tem uma importância muito grande principalmente para os trabalhadores dos postos, que inalam o benzeno liberado quando se enche demais o tanque. Esta tem sido a causa de muitos casos de câncer", ressalta o parlamentar. Richa lembra que o assunto foi, inclusive, tema de uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores no mês de abril.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


De acordo com o projeto de lei, a fiscalização nos postos ficará a cargo do Município, por meio da vigilância sanitária e órgãos ambientais. O não cumprimento da nova regra constituirá infração sanitária, sujeita às penalidades previstas na Lei Estadual nº 13.331/2001, que dispõe sobre a organização, regulamentação, fiscalização e controle das ações dos serviços de saúde no Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novo secretário

Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento

Imagem de destaque
9 anos de cursinho

Estudante se emociona ao passar em Medicina na UEL depois de 70 vestibulares

Imagem de destaque
21 aprovados

Cursinho para alunos periféricos comemora aprovações no Vestibular da UEL em Londrina

Imagem de destaque
Fique atento aos prazos

Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL

Aprovado em segunda discussão, o projeto segue para sanção do Executivo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo