Os vereadores de Londrina aprovaram na sessão desta terça, em segunda discussão, o projeto de lei nº 158, de 2003, que autoriza a instalação de câmeras externas para a monitoração de escolas da rede municipal de ensino.
De acordo com o vereador Félix Ribeiro (PMN), autor da medida, se aprovado pelo Executivo, o projeto vai possibilitar ''um maior controle coercitivo para se conter a violência'' nas unidades.
''Se pelo menos as entradas e as saídas das escolas forem munidas dessas câmeras, a movimentação de pessoas estranhas que quiserem praticar atitudes ilícitas será bem mais restrita, pois estarão sendo vigiadas por um sistema que gravará as imagens em um sistema central'', explicou.
Ribeiro disse ter percorrido outros municípios onde a iniciativa deu certo, no sentido de, pelo menos, reduzir a criminalidade contra as instituições. ''São Caetano do Sul (na região do ABC paulista) é um bom exemplo'', exemplificou, frisando que os critérios para implantação e fiscalização do serviço devem ficar a critério da direção das escolas.
Leia a matéria completa na edição desta quarta da Folha de Londrina