Londrina

Vereador quer dar recompensa para quem denunciar tráfico

07 dez 2009 às 13:00

Está na pauta de discussão da sessão da Câmara Municipal de Londrina desta terça-feira (8) o projeto de lei 282/2009, de autoria do vereador Tito Valle (PMDB) que cria o programa Cidadão de Bem, prevendo a concessão de meio salário mínimo (R$ 232,50) para quem denunciar o tráfico de drogas em Londrina.

A recompensa somente será paga se a denúncia resultar na apreensão de drogas ou na prisão dos envolvidos. As informações seriam recebidas por um sistema municipal, que segundo o projeto de lei, será criado, e, em seguida, serão repassadas às polícias civil, militar e federal. O projeto de lei prevê ainda garantia de sigilo ao denunciante, que também poderá fazer a denúncia anônima.


Como fonte para instituir o sistema e para conceder as recompensas, o vereador cita apenas "os recursos financeiros do Tesouro do Município de Londrina" e abre possibilidade de firmar convênio com órgãos federais para viabilizar o programa Cidadão de Bem.


Para justificar o projeto, o vereador faz considerações sobre o crescente tráfico de entorpecentes e o número de crimes relacionados às drogas. Cita os programas de recebimento de denúncias das polícias civil e militar, mas diz entender que "o presente projeto cria mais um mecanismo que pode auxiliar e muito o trabalho das autoridades no efetivo combate ao tráfico de drogas".

Hoje, denúncias sobre o tráfico de drogas podem feitas pelos telefones 181 e 190.


Continue lendo