Londrina

Vereador de Londrina ironiza linguagem neutra e Conselho pede que mandato seja cassado

22 set 2021 às 15:26
O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial protocolou uma representação na Câmara pedindo que o mandato do vereador Claudinei Pereira dos Santos, o Santão (PSC), seja cassado.


O pedido feito no final de agosto se baseia em uma ironia feita pelo parlamentar com a linguagem neutra durante a sessão de 5 de agosto.


A Câmara realizava um ato solene sobre o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e recebia diversas lideranças que lidam todos os dias com o tema. Na hora de seu discurso, a gestora municipal de Promoção da Igualdade Racial de Londrina, Maria de Fátima Beraldo, cumprimentou quem acompanhava a sessão com a seguinte declaração: "Boa tarde a todos, a todas e a todes


O termo "todes" refere-se à inclusão de pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino. Santão ironizou e disse que estranhou o cumprimento da convidada.


"Nunca vi a pessoa cumprimentar um achocolatado, mas talvez seja uma questão de cultura. Eu vou me despedir então dizendo boa tarde aos 'tódis', 'nescaus' ou 'nescais', aos cafés, aos chás, derivados de leite em geral". 


Leia mais na Folha de Londrina

Continue lendo