Após um surto de colonização bacteriana no mês passado, que causou a interdição da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal do Hospital Universitário (HU) de Londrina, os setores estão novamente superlotados.
Ontem, a UTI abrigava oito bebês, mas tem capacidade para sete. Já a UCI tinha 12 recém-nascidos no espaço previsto para dez. O HU voltou a internar recém-nascidos há cerca de 15 dias. O diretor clínico, Sinésio Moreira Junior, afirmou através da assessoria de imprensa que a lotação acima do número de vagas oferecidas se dá em função da própria demanda do Hospital Universitário e do ambulatório de alto risco do HC e pela não absorção dos pacientes por outros hospitais de Londrina e região.
No dia 29 de setembro, os setores foram interditados devido ao surto de contaminação das bactérias Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae. Apesar da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) não ter determinado oficialmente a liberação, o hospital voltou a receber os recém-nascidos.
Leia a matéria completa na edição desta sexta da Folha de Londrina