A Usina de Asfalto de Londrina voltou a plena atividade. Depois de anos de inoperância, a indústria foi toda repaginada e mudou de endereço - saiu do Parque Ouro Branco e agora está em uma pedreira desativada nos fundos do Conjunto Jamile Dequech, zona sul da cidade.
Ano passado, a prefeitura investiu pouco mais de R$ 850 mil para aquisição de uma usina. O montante total chegou a R$ 3 milhões em equipamentos e montagem da indústria, que tem capacidade para produzir até 80 toneladas/hora de massa asfáltica. O lançamento oficial ocorreu na tarde desta quinta-feira (31).
A Secretaria de Obras programa uma série de frentes de trabalho para tapar os buracos das ruas da cidade. Serão 40 funcionários divididos em três frentes. "Cerca de 60% dos trabalhos será na execução de grandes avenidas e ruas de acessos a bairros, com maior movimentação de veículos. O restante vai ficar em bairros e ruas da área central mais degradada", explicou o secretário de Obras, Aguinaldo Rosa.
Embora o lançamento oficial tenha ocorrido hoje, a operação da Usina de Asfalto começou no início da semana. Operários reparam ruas do Jardim São Francisco, zona oeste. Depois estão programados nos jardins Cabo Frio, Cilo III e Alpes.
Economia
Em menos de um ano a prefeitura vai recuperar o investimento feito com a compra da Usina de Asfalto. A Secretaria de Obras pagava R$ 17,2 mil com 80 toneladas de massa asfáltica para reparar os estragos nas ruas da cidade. A mesma quantidade produzida na usina tem custo aproximado de R$ 9 mil. "Com mil e cem horas de operações, ou seja, cerca de 250 dias, vamos recuperar o investimento feito com a compra da usina. É o mesmo que operar 5 horas/dia. É uma grande economia", concluiu Rosa.