A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) credenciou quatro novos cursos de mestrados para a UEL, sendo dois acadêmicos e dois profissionais. O resultado foi divulgado no último dia 27. Os novos cursos são mestrados em Comunicação Visual, Ciências da Computação, Gestão da Informação e Gestão de Serviços de Saúde – sendo os dois últimos profissionais.
A Universidade levará agora a proposta de financiamento dos dois programas profissionalizantes, através da Escola de Governo, uma vez que esta modalidade de curso é auto-financiável, sem repasse de recursos da Capes.
O reitor da UEL, Wilmar Marçal, afirma que o mestrado profissional representa uma tendência mundial e a abertura de portas para a sociedade. "Vamos atender profissionais liberais, que necessitam desta capacitação", afirmou o reitor, lembrando que o governo federal tem incentivado este tipo de programa.
De acordo com Coordenadoria de Comunicação Social da UEL, atualmente 10% dos mestrados oferecidos pelas Universidades brasileiras são profissionais. A proposta do governo é aumentar este índice para 25% destes cursos.
O Pró Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UEL, Alamir Aquino Corrêa, explica que as aulas dos novos cursos dependem dos departamentos envolvidos, que precisarão agora providenciar o corpo docente, inscrições e teste seletivo dos alunos.
Segundo o Pró Reitor, com a aprovação dos novos mestrados a UEL passa agora a a contar com 31 mestrados e 10 doutorados., superando o número de programas de pós graduação da Universidade de Maringá (UEM), até então a instituição pública estadual que detinha maior quantidade de programas.