A primeira fase do vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina) foi realizada neste domingo (29) para 14.647 candidatos a uma vaga em algum dos 53 cursos de graduação da instituição. Nesta edição, a abstenção foi de 10,5%, já que 16.738 pessoas tinham feito a inscrição.
A Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) afirmou que a taxa de abstenção está dentro do esperado e muito abaixo do que foi visto nas últimas edições. No vestibular passado, o índice geral foi de 36%, enquanto, em 2022, 30% do total dos inscritos deixaram de comparecer às duas fases. Em 2021, por causa da pandemia de Covid-19, o índice de abstenção chegou a 42%
A coordenadora da Cops, Sandra Regina de Oliveira Garcia, explica que a UEL teve uma queda no número de inscritos para o vestibular, mas que a taxa de abstenção de 10,5% é a menor das últimas três edições.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Segundo ela, a porcentagem já era esperada, visto que quem se inscreveu para fazer o processo seletivo realmente tinha a intenção de fazer. “[Foi] tudo tranquilo. A gente estava esperando um pouquinho a chuva, mas ela deu uma trégua."
Entretanto, em Guarapuava (Centro), onde a prova também foi aplicada, o cenário foi outro. Houve mais de 25% de abstenções por conta da chuva.
“Isso era uma expectativa que a gente tinha pela manhã por conta da chuva nas cidades vizinhas (a Guarapuava), os candidatos poderiam ter alguma dificuldade [de locomoção]”, explica. Apesar de lamentar a situação, a coordenadora disse que não existe a possibilidade de reaplicar a prova.
O tema da prova deste ano foi "Criador e Criatura”, que leva em conta o cenário atual de avanço das tecnologias. “A gente tem sempre que lembrar que o homem está à frente [desses avanços], então o criador é o homem e a criatura é tudo o que é desenvolvido a partir do homem”, explica.
A partir das 21h deste domingo, o gabaritofoi disponibilizado no site da Cops e no dia 13 de novembro vai ser divulgado o gabarito definitivo já com a convocação dos aprovados para a segunda fase.
Além de Londrina e Guarapuava, a primeira fase foi realizada em Curitiba, Umuarama e Cascavel, mas a segunda etapa, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, só acontecerá em Londrina por conta dos cursos que exigem a prova de habilidades específicas.
Airton José Petris, vice-reitor da UEL, considera o vestibular foi um sucesso. “O fato de termos uma abstenção tão baixa [se comparado a outros anos] e, principalmente, estarmos lançando curso novo, o de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, que teve uma boa demanda, é algo que nos deixa cheios de orgulho”, pontua.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: