Londrina

UEL ganha Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa

15 jan 2006 às 18:26

A Universidade Estadual de Londrina ganha no dia 31 de janeiro seu Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa da UEL (NECJ), que funcionará em frente ao Centro de Ciências Exata.

O evento conatrá com a presença do prefeito Tateo Kishimoto, de Nago, cidade co-irmã de Londrina, no Japão. A obra, de 170 metros quadrados, foi edificada com recursos da Prefeitura de Nago, que destinou R$ 150 mil para a construção do NECJ, setor subordinado à Assessoria de Relações Internacionais da Reitoria.


Antiga reivindicação da comunidade universitária, a sede do Núcleo começou a se tornar realidade em agosto de 2003, quando o prefeito Kishimoto visitou a UEL, conheceu o local idealizado para edificar a obra e assinou o acordo que previa a participação financeira de sua cidade no projeto. Posteriormente, em abril de 2004, a reitora Lygia Pupatto visitou a Universidade Meio e a cidade de Nago, que ficam na ilha de Okinawa, no Japão, e ouviu do prefeito Tateo Kishimoto que a verba prometida para a construção já havia sido liberada pela municipalidade.


O Núcleo de Estudos da Cultura Japonesa da UEL, dirigido pela professora Maria Fusako Tomimatsu, é o órgão que mantém, há 11 anos, convênio de intercâmbio de estudantes e de informações com a Universidade Meio. Através do acordo entre as duas instituições, 39 estudantes japoneses fizeram estágios de um ano na UEL, enquanto 13 alunos daqui participaram de atividades semelhantes na Universidade Meio, com bolsas do Ministério da Educação do Japão. O intercâmbio proporcionou ainda visitas curtas de muitos estudantes japoneses a UEL.

Fonte: Notícia Digital/UEL


Continue lendo