Londrina

UEL e DER discutem convênio para monitorar viadutos

13 dez 2016 às 19:55

A UEL deverá firmar em breve um convênio com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para realizar o monitoramento dos muros de contenção dos viadutos da PR-445 com as Avenidas 10 de Dezembro e Waldemar Spranger. Os detalhes foram discutidos na última sexta-feira (9), durante reunião no gabinete da reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, com a participação de professores do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e o superintendente regional do DER, em Londrina, engenheiro Sérgio Selvatici.

O convênio é consequência da Ação Civil Pública que determinou a suspensão das obras do viaduto, em abril deste ano, quando o tráfego de veículos foi desviado para as marginais da rodovia. A ação destacou que ocorreram rachaduras devido a falhas no projeto, que poderiam trazer riscos para motoristas e pedestres.


Segundo o professor do Departamento de Construção Civil, do CTU, Carlos José da Costa Branco, o convênio prevê que professores e estudantes do curso de Engenharia Civil façam o acompanhamento das estruturas dos dois viadutos. Pelo convênio a UEL deverá receber um equipamento chamado Inclinômetro, utilizado para medir ângulos de desaprumo ao longo do perfil, permitindo verificar o desempenho de obras geotécnicas, como túneis e viadutos. O professor afirma que a partir destes estudos técnicos será possível ter maior segurança sobre as obras dos viadutos. A UEL deverá ser responsável pela medição.


Durante a reunião, a reitora Berenice Quinzani destacou que UEL tem interesse no convênio, uma vez que cabe à Universidade colaborar com as demandas da sociedade, como é o caso das obras dos dois viadutos. Ainda de acordo com a reitora, o convênio deverá ainda beneficiar a comunidade interna, por meio da geração de novos conhecimentos, além da prática profissional supervisionada.

Participaram da reunião, além do o superintendente regional do DER e do professor Costa Branco, o vice-diretor do CTU, professor Luiz Carlos Zani e a professora do Departamento de Construção Civil, Raquel Souza Teixeira.


Continue lendo