Londrina

UEL adota novo sistema de coleta de lixo

20 ago 2012 às 17:25

Começou nesta segunda-feira (20) no Campus Universitário, a instalação de 35 containeres que serão usados a partir desta semana na implantação do novo sistema de coleta de não recicláveis (rejeitos e orgânicos). Os containeres ficarão em 25 pontos estratégicos do Campus Universitário, inclusive no Hospital Universitário (HU) e órgãos da área central da cidade.

Os containeres vão substituir os locais em que hoje são armazenadas os resíduos gerados pela comunidade universitária. A empresa Kurica Seleta Ambiental será responsável pela coleta, transporte e destinação final do lixo, além do fornecimento dos containeres. O serviço custará R$ 415 mil por ano para a Instituição.


A coleta será semi-mecanizada, o que vai deixar mais ágil o serviço, além de reduzir os riscos de acidentes, pois os funcionários não terão contato com o lixo. A UEL gera cerca de 100 toneladas de resíduos não recicláveis por mês. Só o HU e Ambulatório do Hospital de Clínicas (AHC) produzem 65 toneladas. Além dos resíduos da construção civil, dos serviços de saúde, químicos e biológicos que possuem destinação especial, também terão coleta diferenciada o lixo eletrônico, tintas e solventes, lâmpadas, pilhas e baterias.

De acordo com Maria José Sartor, coordenadora do ReciclaUEL, a expectativa é que a comunidade universitária colabore na separação correta dos resíduos, além da fiscalização dos serviços. "A colaboração da comunidade universitária é essencial para manter os ambientes limpos e organizados, sem o despejo de resíduos fora dos containeres", afirma. Segundo ela, o novo sistema de coleta permite o manejo mais eficiente, seguro e limpo dos resíduos.


Continue lendo