Com uma boa participação de servidores e professores e uma presença tímida dos estudantes, a comunidade universitária foi às urnas nesta quarta-feira para escolher o novo reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A votação, marcada pela tranquilidade, começou às 6h30, no Hospital Universitário e se estenderia até às 23 horas, no mesmo local.
Segundo informações da Comissão Eleitoral, para vencer a eleição em primeiro turno, o candidato deve ter 50% mais um dos votos válidos apurados. De acordo com Rosa Abelin, integrante da comissão, se isso não acontecer, os dois mais votados disputarão o segundo turno no dia 14 de maio. ‘O nome do vencedor encabeça, então, a lista tríplice que será apresentada ao governador Jaime Lerner (PFL). Ele provavelmente confirmará no cargo a escolha da comunidade acadêmica’, explicou.
Uma parcial feita às 16 horas, pela Comissão Eleitoral, apurou que haviam votado 61,28% dos docentes, 63,73% dos funcionários e apenas 17,49% dos estudantes. As 44 urnas começariam a ser apuradas na sequência, no Núcleo Esportivo. Essa é a 8ª eleição para reitor na história da universidade. Cerca de 20 mil pessoas – entre professores, funcionários e alunos – estavam aptas a participar da eleição, um número de eleitores superior a de 60% dos municípios do Paraná.
Leia mais na edição da Folha de Londrina desta quinta-feira
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom