Londrina

Trabalhadores paralisam coleta de lixo em Londrina por melhores condições de trabalho

27 out 2016 às 08:21

Uma paralisação por melhores condições de trabalhos foi deflagrada na noite da última quarta-feira (26) pelos coletores de lixo doméstico em Londrina. Os trabalhadores se queixam das condições de trabalho e prometem só retornar às atividades quando os problemas forem efetivamente resolvidos.

Segundo a presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Londrina (Siemaco), Isabel Aparecida de Souza, a paralisação é resultado das inúmeras irregularidades constatadas, principalmente a manutenção dos caminhões que não está em dia, comprometendo a segurança dos trabalhadores.


"Não existe a menor condição dos trabalhadores permanecerem com as atividades diante da realidade atual; falta segurança, os caminhões apresentam problemas técnicos sérios, como falta de freio, retrovisor, estribo. Os trabalhadores resolveram paralisar o serviço para chamar a atenção do poder público para o problema que precisa ser revisto pela empresa".



A coleta de lixo comum em Londrina é administrada pela empresa Paviservice, que tem cerca de 100 funcionários, 50 trabalhando por turno. A empresa coleta 10.500 toneladas de lixo por mês em toda a cidade.


Nesta manhã, uma assembleia definiu que todos os trabalhadores permanecem com as atividades suspensas. Ofícios deverão ser encaminhados à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e ao Ministério do Trabalho, para que alternativas para resolução do problema sejam discutidas.


Procurada pelo Bonde, a CMTU informou, por volta das 10h, através da assessoria de imprensa, que está notificando a Paviservice para que a coleta seja retomada imediatamente, bem como a regularização do serviço que não foi realizado na noite de ontem.


A CMTU comunicou, por volta das 20h, sobre a decisão dos trabalhadores, após uma reunião entre a presidência e diretoria de operações da CMTU, Paviservice e seus funcionários e o sindicato da categoria, que a paralisação continua até a chegada de caminhões extras, que já foram solicitados pela empresa e deverão chegar em Londrina nesta sexta-feira (28) pela manhã.


A CMTU está notificando a Paviservice e exigindo a retomada imediata da coleta domiciliar, sob penalidades cabíveis em contrato. Atualmente, são coletados cerca de 400 toneladas de lixo por dia no Município.

(Atualizada às 20h25)


Continue lendo