Londrina

Testa prepara recurso contra afastamento

13 ago 2001 às 21:33

O reitor afastado da UEL, Jackson Proença Testa, ainda prepara o mandado de segurança contra a decisão do governador Jaime Lerner (PFL). Hoje, ele permaneceu durante todo o dia reunido com advogados da Assessoria Jurídica da UEL e professores do curso de Direito.
Testa deve recorrer ainda esta semana, garantiu o advogado e professor Ruy de Jesus Marçal Carneiro. 'O governo do Paraná está fora do eixo. O governador não pode determinar uma resolução contrária ao decreto que estabelecia o mandato de Testa', avaliou. 'Iremos processar o Estado do Paraná e, possivelmente, o governador irá responder pessoalmente pelos danos morais causados ao reitor'.
Carneiro argumentou que Testa, mesmo afastado, pode se amparar judicialmente na Assessoria Jurídica da UEL, 'pois o que está se defendendo é o reitor como instituição, e não o Testa como pessoa'.
O Conselho Universitário também será processado, afirmou o advogado, porque os conselheiros não garantiram ampla defesa a Testa. Segundo ele, o reitor só poderia ser afastado após a instauração de uma comissão de sindicância e de um processo administrativo disciplinar que apontassem irregularidades em sua gestão. Testa foi procurado, mas não retornou às ligações.

* Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina/Folha do Paraná


Continue lendo