Um termômetro localizado na avenida Tiradentes, zona oeste de Londrina, foi flagrado pela FOLHA marcando 43ºC nesta quinta-feira (1º). Apesar da alta temperatura vista no registro fotográfico feito às 15h20, o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) confirmou que a máxima registrada nesta quinta foi de 37,8ºC às 15h30.
Essa diferença de temperatura nos termômetros acontece por vários motivos, dentre eles está a localização do sensor. A agrometeorologista Heverly Morais explica que o sensor do Iapar está em um local de área aberta, em sombra e numa altura de um metro e meio de distância do solo, além de estar calibrado. Essas condições são as ideais para os registros de temperatura oficiais.
"O termômetro da Avenida Tiradentes pode estar localizado em uma área com sol e envolto por prédios e muitos carros, o que influencia nos valores medidos", complementa Moraes.
Leia mais:
Londrina sanciona lei que regulariza imóveis industriais
Confira a programação de missas de Natal nas principais paróquias de Londrina e região
Profis 2024 de Londrina ultrapassa em R$26 milhões a meta de arrecadação de 2024
Passarela do Lago Igapó estará aberta até 5 de janeiro
E nos celulares?
A agrometeorologista explica que cada aparelho pode registrar temperaturas diferentes porque eles buscam os dados meteorológicos em fontes diferentes. Além disso, tudo depende de onde esses sensores estão localizados.
Apesar do calor desta quinta-feira (1º), a quarta-feira (30) continua sendo o dia com a maior temperatura registrada pelo Iapar na cidade, quando os termômetros marcaram 39,3ºC durante a tarde.
Setembro também bateu recordes, ele foi o mês mais quente e o mais seco de todos os registros do Iapar. Neste ano, a média de temperaturas máximas do nono mês ficou em 32,6ºC, um total de 5,7ºC a mais do que a maior média histórica para o mês já registrada.
(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)