Londrina

Termina greve do transporte coletivo em Londrina

23 fev 2013 às 09:13

Depois de um dia de paralisação, motoristas e cobradores do transporte coletivo em Londrina decidiram pelo fim da greve na manhã deste sábado (23). As empresas ofereceram um aumento de 0,5% no reajuste salarial dos funcionários, totalizando 10%. Além do reajuste nos salários, os trabalhadores receberão um aumento de 9,5% no Plano de Participação de Resultados (PPR). Desta forma, os serviços devem voltar a funcionar normalmente ainda hoje.

Em entrevista à Paiquerê AM, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Londrina (Sinttrol), João Batista da Silva, disse que o prefeito Alexandre Kireeff intermediou a negociação na noite desta sexta-feira (22). "O prefeito ficou por horas no telefone com os donos das empresas e acabamos saindo do gabinete com a decisão".


Além do aumento de 0,5%, o chefe do executivo assumiu compromisso com a categoria por promover melhorias nos terminais e banheiros. Os representantes do Sinttrol se reunirão com o prefeito na próxima segunda-feira (25) a fim de debater e buscar soluções para os problemas relacionados com as condições de trabalho dos motoristas e cobradores.


O prefeito de Londrina afirmou durante entrevista à Paiquerê AM, que a negociação se deu através de um "esforço de convergência" entre a classe dos trabalhadores e das empresas prestadoras de serviço. "Cabe ao poder público trabalhar nas questões estruturais para criar situações de harmonia e serenidade nos processos".

Questionado se a tarifa ainda pode sofrer alteração, Kireeff garantiu que o preço permanecerá o mesmo, de R$ 2,45 para o usuário com o subsídio da Prefeitura e custo real de R$ 2,55. (Com informações da Paiquerê AM).


Continue lendo