A Prefeitura Municipal de Londrina divulgou na manhã desta terça-feira que técnicos das Secretarias Municipais de Obras e Pavimentação e de Ambiente farão, até final de semana, uma visita técnica ao bairro Nova Conquista.
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, Bruno Morikawa, explicou que uma equipe de técnicos de pavimentação será enviada para reavaliar as condições das ruas do bairro Nova Conquista, a fim de verificar a necessidade do recape ou não. Caso seja constatada a necessidade de recapeamento, a secretaria tentará incluí-las na demanda existente.
"Primeiramente, o recapeamento está sendo feito nas ruas onde há maior fluxo de veículos como, por exemplo, na Saul Elkind, avenida Leste-Oeste, avenida Juscelino Kubitschek e vias por onde trafega o transporte coletivo. O intuito é que, até o final de setembro, essas vias estejam recapeadas, assim como as áreas que mais precisam e ficam nos bairros periféricos", disse o secretário de Obras e Pavimentação.
A Prefeitura pretende recapear um milhão de metros quadrados, em toda a cidade, até setembro de 2012.
Com relação às reclamações dos moradores do bairro, quanto à poluição do Córrego Carambeí, o secretário municipal de Ambiente, Gilmar Domingues, disse que os técnicos da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) vão até o local para analisar em que nível está a poluição do Córrego.
As ações a serem implementadas dependem do grau de poluição do lugar. "Dependendo do nível de poluição, um mutirão de limpeza e ações de educação ambiental são suficientes para sanar o problema, mas há outros casos em que são necessárias máquinas e outros equipamentos. Vamos avaliar o local para planejar as medidas cabíveis", afirmou Gilmar Domingues.
Quanto ao abandono de cavalos nas praças e gramados da região, o secretário informou que a SEMA tem um programa constante de coleta de animais. Aqueles que souberem de casos de abandono, podem telefonar para a Secretaria, através do número 3372-4750, que os técnicos vão até o local.
"Os animais abandonados serão recolhidos pelos técnicos da SEMA e encaminhados para um local apropriado, onde permanecem à espera de seus donos, por sete dias. Após esse prazo e o não comparecimento do dono, os animais são doados. Os donos dispostos a resgatar seus animais terão que pagar uma multa de R$ 60 pelo abandono e R$ 3 por dia de recolhimento.
Com relação à praça e ao campo de futebol com grama crescida, o diretor de operações da Companhia Municipal de Urbanização e Trânsito (CMTU), Luciano Borrozzino, afirmou que os serviços de roçagem e capina foram realizados há menos de 30 dias no bairro. "A roçagem no Nova Conquista foi realizada no dia 9 de janeiro deste ano, ou seja, há 27 dias. De 30 a 45 , o serviço é refeito pela CMTU. Trata-se de uma atividade permanente que a companhia desenvolve, periodicamente, em todos os bairros da cidade", disse Borrozzino.
Os serviços de capina e roçagem dos terrenos seguem o cronograma estimulado pela CMTU, de acordo com o bairro, e será refeito no Nova Conquista, dentro do prazo de 30 a 45 dias.