Um projeto de lei assinado pela vereadora Lenir de Assis (PT) propõe que o futuro Teatro Municipal de Londrina leve o nome de Nitis Jacon. O texto será protocolado em breve na CML (Câmara Municipal de Londrina).
O PL cita que o teatro terá grande importância para a cultura londrinense e destaca que Jacon foi uma cidadã “de elevado renome para a cultura e a arte” de Londrina e do Paraná. A “mulher de todas as artes”, criadora do Filo (Festival Internacional de Londrina), faleceu no dia 19 de dezembro de 2023.
A trajetória de Nitis Jacon foi extensa e intensa, conseguindo o que até então nenhum representante da cultura havia conseguido entre os anos 1960 e 2000, quando ainda atuava no Filo. Ela conectou a cultura de Londrina não apenas ao Brasil, mas com o mundo, trazendo à cidade nomes e companhias expressivas de teatro, transformando a cidade num polo de formação e irradiação da arte.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Nitis começou dirigindo o grupo de teatro Gruta, de Arapongas. Em Londrina, foi diretora do Núcleo 1 e Proteu, da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Atuou ainda como chefe da Divisão de Artes Cênicas da Casa da Cultura da UEL, foi vice-reitora da universidade, além de ter sido diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.
À FOLHA, a autora do projeto ressalta o papel crucial da cultura para o desenvolvimento econômico e social, geração de conhecimento e emprego, exercício de pensamento e promoção da identidade de uma comunidade. “E vimos tudo isso se realizar em Londrina por meio da atuação de Nitis Jacon durante grande parte de sua vida, com a realização do Filo.”
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: