Os vereadores Zaqueu Berbel (PRP) e Ivo de Bassi (PTN) apresentaram substitutivo ao projeto de lei 333/2009, que prevê revisão da planta de valores do IPTU em Londrina.
Pelo texto inicial, o reajuste médio seria de 40% nos imóveis da cidade. Para 3% deles (a maioria localizada na região da Gleba Palhano) haveria aumento de 300%. Em contrapartida, outros 25 mil imóveis sofreriam reduções drásticas do imposto.
O substitutivo propõe a diminuição linear de 40% em todos os índices do projeto 333/2009. Além disso, também pede a avaliação do imóvel de quem se sentir prejudicado pelo aumento do IPTU.
O substitutivo foi apresentado durante a sessão desta quinta-feira e teve que passar pelo crivo de diversas comissões permanentes da casa. O presidente da Câmara, Padre Roque (PTB), suspendeu os trabalhos por 40 minutos, revoltando o pessoal que lotou as galerias. Vaias ocorreram várias vezes e irritaram Roque. "Vamos respeitar esta Casa. Todos têm direito de se manifestar, mas com respeito. Aqui tem quem trabalha e se trabalha seriamente, por favor", rebateu.
O substitutivo foi rejeitado pelo plenário.