Está sendo realizado nesta quarta-feira (24) o 3º Simpósio de Aleitamento Materno de Londrina e Região, na Associação Odontológica Norte do Paraná (rua Rolândia, 295).
Entre os temas a serem debatidos estão a importância da amamentação, as dificuldades encontradas pelas mães e abordar temas como alimentação complementar e os benefícios do leite materno para a saúde odontológica .
Segundo a coordenadora do Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma) e enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Poli de Castro, a última pesquisa realizada na cidade, em 2002, apontou índices baixos de amamentação, realidade comum à maioria dos municípios brasileiros.
De acordo com ela, em 2002, apenas 21% das crianças até os seis meses recebiam amamentação exclusiva, medida recomendada pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a enfermeira, no primeiro semestre de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com o leite materno, inclusive, sem a ingestão de água.
Lilian disse que também é importante que a mãe dê continuidade na amamentação após os seis meses de vida da criança, junto com a introdução de outros alimentos.
O aleitamento também beneficia o bebê na área odontológica. Conforme ela, o ato de sugar o seio desenvolve a mandíbula, a dentição e os músculos da face e ainda contribui com o desenvolvimento da fala.
Informações da Prefeitura de Londrina