Londrina não será a única cidade do país a debater, durante este mês, questões relacionadas à comunidade negra. Municípios de diversos Estados do Brasil estão organizando ações em homenagem à data da morte de um dos maiores líderes negros da história nacional: Zumbi dos Palmares.
Nascido em 20 de novembro de 1655, o alagoano viveu por 40 anos e é considerado símbolo de resistência contra a escravidão. Em comemoração a esta data, a Prefeitura de Londrina, em parceria com diversas entidades, realiza de hoje (dia 14) ao dia 5 de dezembro a 18ª Semana Zumbi dos Palmares. A abertura oficial será às 14h30 no gabinete do prefeito Nedson Micheleti.
A apresentação de Edna Aguiar e Marcos Scolari abrem a semana, com repertório variado. O show será hoje, às 18h na Concha Acústica (praça 1º de Maio). Dando continuidade à programação, três representantes da comunidade negra serão homenageados com o Prêmio Zumbi dos Palmares, criado pela Câmara de Vereadores no ano passado.
Os contemplados serão o professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Luiz Melo; o músico Joaquim Braga; e o advogado Clodoaldo de Moraes. "É uma forma de agraciar quem trabalha pelo movimento em Londrina", disse Maria Eugênia. A premiação será na próxima quarta-feira (dia 19), às 20h, na Câmara de Vereadores.
Da próxima segunda-feira (dia 17) até o dia 23, na galeria do Cine Vila Rica (rua Piauí, 211, centro), haverá exposição de fotografias do Núcleo Afro Asiático da UEL. Com o tema "Presença Negra em Londrina", a mostra reúne painéis com fotos antigas, que retratam a presença negra na cidade. As imagens podem ser vistas das 8h às 18h. A "História da cultura afro brasileira na escola pública" também será conhecida por professores das redes pública e particular, em palestra na próxima quarta-feira, das 8h às 17h, no teatro Marista (avenida Maringá, 78).
Fonte: Prefeitura de Londrina